Cia Rústica no Tepa

TEPA convida Cia Rústica em curso festivo na
comemoração de seus 15 anos

Ao completar 15 anos de experiência e tradição no trabalho de Formação de Atores, o TEPA a partir de março de 2011 inaugura uma nova proposta para os Cursos de Nível Avançado da escola, configurados no seu 3º ano de estudos.

Trata-se do “TEPA Residências Artísticas” – um projeto que irá proporcionar o contato do aluno com os procedimentos colaborativos de pesquisa e criação de Grupos e Cias Teatrais de reconhecido mérito nacional, qualificando cada vez mais o processo de formação de seus alunos ao promover o encontro direto com as metodologias, técnicas e investigações de artistas que estão pensando e produzindo a cena contemporânea.

Para inaugurar este projeto o TEPA convidou um dos grupos mais destacados do teatro gaúcho da última década, conhecido por suas irreverentes e premiadas montagens: a Cia Rústica dirigida por Patrícia Fagundes. Assim o TEPA tem o prazer de apresentar:
Cia Rústica em “Matérias da Cena – Linguagens Festivas”

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM TEATRO
o TEPA tem o prazer de apresentar:
Cia Rústica em “Matérias da Cena – Linguagens Festivas”

Nível: avançado com montagem final
Consultoria: Patrícia Fagundes
Ministrantes:  Lisandro Bellotto, Marina Mendo, Heinz Limaverde e Simone Rasslan
De 14 de março a 29 de junho.
Duração: 4 meses e meio (18 semanas) – 212 hora/aula
Período: terças e quintas das 18h30min às 22h30min
Datas das Apresentações: 01,02,03,08,09,10,15,16 e 17 de julho

O curso é divido em 4 módulos, os 3 primeiros podem ser cursados isoladamente, porém para participar da montagem final o aluno deverá obrigatoriamente ter cursado o 3º módulo e um dos dois módulos iniciais. Conclusão da qualificação profissional para antigos alunos do Curso de Formação de Atores – Nível Intermediário 2º ano -, e também é aberto a alunos/atores de nível intermediário/avançado de outras instituições bem como atores profissionais que buscam um espaço de aperfeiçoamento.

COMO SERÁ O CURSO
A proposta deste curso está fundamentada nos princípios do que denominamos A Ética da Festividade na Criação Cênica, que guia as propostas de linguagem e metodologia desenvolvidas pela Cia Rústica. Uma ética do encontro e da diversidade, que celebra o corpóreo, o prazer e o próximo, compreendendo o teatro como um sistema de relações, um dispositivo que provoca e administra encontros. Desde tal perspectiva, ética e estética não são forças opostas, e sim indissociáveis. O aspecto coletivo, imediato e concreto da criação teatral é reconhecido e valorizado, em uma metodologia que assume o prazer, a multiplicidade, a cumplicidade, o risco e o ridículo como fluxos fundamentais; compondo a partir da experiência sensível, do lúdico, do improvável e do contraditório.

Módulo 1: Conexões – de 15 de março a 07 de abril (4 semanas) – A habilidade de estar em relação com o outro e com o mundo, percepção do tempo/espaço, retroalimentação e autopoiesis, o corpo como relação, jogo, escuta, risco.

Módulo 2: Paisagens Sonoras – de 12 de abril a 05 de maio (4 semanas) –Musicalidade e polifonia. A palavra na cena. Composição de sonoridades. Voz.Tempo-ritmo.

Módulo 3: Mundologias – de 10 de maio a 27 de maio (3 semanas) – A criação de universos cênicos. Atmosferas, zonas de jogo, paisagens imaginárias de criação e experiência, dinâmicas criativas em realidades inventadas.

Módulo 4: Composição e Montagem – de 31 de maio a 30 de junho (5 semanas) – A partir do material investigado nos módulos anteriores, realização de uma montagem cênica através de exercícios de composição dos alunos-atores. A montagem será desenvolvida a partir da obra de Shakespeare, valendo-se de cenas, imagens, situações, personagens, atmosferas e palavras de diferentes textos do autor.

Temporada teatral de 01 a 17 de julho – sex, sáb e dom ás 21 hs (3 semanas). AS INSCRIÇÕES JÁ ESTÃO ABERTAS E O NÚMERO DE VAGAS É LIMITADO A 20 ALUNOS. Obs.: não há prova de seleção para o Nível Avançado, apenas avaliação curricular realizada pelo professor no período de inscrição.

Anúncios

Sobre ciarustica

Companhia de Teatro.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s