Oficina Shakespeare & Hip Hop

15235829_1644904435535700_1914908949332614387_o

Toda arte é colaboração e se entrega à mistura, à mixagem. Vem aí, cheio de vontade, esse projeto de vários encontros, cruzamentos e possibilidades. Um projeto piloto que poderá ter desdobramentos em outras oficinas e ações.

Imagine Shakespeare em diálogo com Hip Hop Dance no século XXI: poéticas festivas, mestiças, profanas. A partir de Hamlet e fragmentos de outras obras, o popular e polifônico Shakespeare encontra a vibração e antropofagia das danças urbanas.
Shakespeare & Hip Hop é uma oficina que propõe a composição/montagem de cenas que canibalizam texto e coreografia, em exercícios de emergência cênica para pensardançar nossos complexos e turbulentos tempos.

PARA QUEM
Artistas e estudantes de artes cênicas, música, visuais e todas as artes, que estejam movidos pelo compartilhamento de saberes, troca, fusão, como forma de ver e participar do mundo.

A OFICINA
A partir de cruzamentos metodológicos entre dança e teatro, de forma colaborativa e festiva, a oficina articula um mix entre improvisação, jogo, texto, criação e composição coreográfica, abordando conteúdos como: a palavra na cena, a teatralidade de Shakespeare ontem e hoje, jogos do corpo no espaço/tempo, trânsitos entre ator e personagem, musicalidade cênica, corporeidade e palavra, movimento coletivo/individual, técnicas de hip hop dance. Ao final, será montada uma criação com os alunos participantes a ser apresentada ao público.

OS PROFESSORES
Patrícia Fagundes: Encenadora, diretora da Cia Rústica de Teatro e professora do Departamento de Arte Dramática e do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Entre 2004 e 2008, desenvolveu o Projeto Shakespeare, onde dirigiu três espetáculos de destaque na cena gaúcha: Macbeth, Sonho de Uma Noite de Verão e A Megera Domada. Mestre em Direção Teatral pela Middlesex University de Londres, com dissertação sobre Shakespeare. Doutora em Ciências do Espetáculo pela Universidade Carlos III de Madrid, com a tese A Ética da Festividade na Criação Cênica. Depois de vários espetáculos com dramaturgia autoral, Patricia articula novos encontros antropofágicos com Shakespeare.

Marco Rodrigues: Dançarino, professor, coreógrafo e diretor do Grupo My House. Apaixonado por Hip Hop Dance e House Dance. Marco possui um vício incurável: atividade física. Por isso, formou-se em Educação Física, ocupando-se em preparar também fisicamente bailarinos de diversas áreas. Marco ainda realizou duas especializações: uma em Dança e outra em Gestão Cultural. Atualmente é mestrando no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFRGS.

De 16 a 28 de janeiro de 2017 – 17 as 20.30.
Carga horária de 40 horas (incluindo a apresentação pública)
Local: Usina do Gasômetro, sala 503
Inscrições a partir do dia 5 de dezembro (até dia 15, tem desconto!)

Vagas limitadas! Informações sobre a forma de inscrição e pagamento através do e-mail: shakeshiphop@gmail.com

Anúncios

Sobre ciarustica

Companhia de Teatro.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s