A oficina propõe o desenvolvimento de ações performativas para o espaço urbano que repensam a relação ator-espectador e os procedimentos cênicos na rua. De acordo com a intervenção Desvios em Trânsito, articulada pela Cia Rústica desde 2010, a idéia de desvio e de encontro é o eixo norteador para a criação. A idéia de desvio e de encontro é o eixo norteador para a criação.
Segundo os atomistas gregos, o mundo é composto por átomos em queda livre no vazio, em uma trajetória retilínea onde nada aconteceria se tal estabilidade não fosse jamais perturbada. Lucrécio introduz a idéia do clínamen: para que a existência seja possível, acontecem pequenos desvios na trajetória retilínea dos átomos, que assim se chocam, se encontram e dão origem às coisas. O mundo só existe pelo desvio e pelo encontro, todas as coisas – mar, pedra, flor, mulher ou abelha – se formam partir do desvio do equilíbrio e do encontro. Desvio, transformação,
relação.
Através de uma metodologia colaborativa e festiva, os participantes desenvolverão propostas autorais para a realização de uma intervenção urbana, valendo-se do seu repertório imaterial e material (figurinos, objetos, elementos pessoais). A partir do conhecido, ações insólitas que perturbem o automatismo diário, que desconcertem, surpreendam, divirtam, provoquem; provocações de desvios das trajetórias retilíneas do cotidiano. As ações não necessitam conexões óbvias: as conexões serão realizadas, ou não, pelas pessoas que observam.
Em nossa época espetacular, há um excesso de estímulos em qualquer centro urbano, lutando desesperadamente pela atenção de quem transita. Desvios propõe relações alternativas entre o performer e a cidade, através de ações cênicas que não configuram propriamente um espetáculo, buscando integrar-se no movimento das ruas, ao mesmo tempo em que provocam estranhamento. A partir de elementos conhecidos, o ordinário em diálogos com o extraordinário. Desvios que provoquem deslocamentos de significados, gerando a formação de sentidos inesperados e buscando outras formas de diálogo entre a arte e a cidade.
Ministrante: Patrícia Fagundes.
Carga-horária: 12 horas, divididas em 3 dias, incluindo no último a realização da intervenção urbana.
Público-alvo: Atores, diretores, bailarinos, estudantes de artes cênicas, performers, artistas em geral.