arquivo shakespeare

Em Busca de Shakespeare , projeto de nascimento da Cia Rústica lança uma linha para o passado em busca desta forma cênica vital e vibrante, a cena shakespeariana.  A atualização de princípios considerados essenciais ao projeto da companhia: estado de encontro, convívio entre presenças, predominância dos recursos humanos, celebração da vida e da arte, foram neste projeto amplamente discutidos e experimentados.

Foram realizadas três montagens:  Macbeth (2004), Sonho de Uma Noite de Verão(2006) e A Megera Domada (2008).

Os espetáculos, financiados por instituições públicas (FUMPROARTE e FUNARTE),  foram apresentados em locais muito diferenciados, desde o conforto do Theatro São Pedro até a simplicidade de um centro comunitário, incluindo cidades do interior e outras capitais.

Em todas as edições, realizamos ensaios abertos para setores menos favorecidos da população, no que resultou ser uma experiência enriquecedora de intercâmbio e pluralidade, confirmando a sensível abrangência de Shakespeare e a possibilidade de comunicação vital que o teatro oferece.

A estréia do projeto foi em maio de 2004, com Macbeth, atingindo recordes de público em Porto Alegre.

O segundo espetáculo, Sonho de Uma Noite de Verão, estreou em março de 2006, configurando-se como um dos maiores sucessos do teatro gaúcho nos últimos anos, tanto em termos de crítica como de público, aproximando-se do objetivo de resgatar o caráter popular da obra do autor, valorizando sua poesia e teatralidade.

A Megera Domada estreou em março de 2008 no Teatro de Câmara, confirmando a visibilidade, importância e popularidade do projeto.

Macbeth (financiamento FUMPROARTE/PMPA) foi indicado ao Prêmio Açorianos de teatro nas categorias Melhor Direção, Ator, Figurino e Produção de 2004. Sonho de Uma Noite de Verão (financiamento FUMPROARTE/PMPA) foi contemplado em quatro das cinco categorias do prêmio Braskem(Melhor Espetáculo, Direção, Ator e Júri Popular), ganhou os prêmios Quero-Quero e Açorianos de Melhor Espetáculo, Direção e Trilha Sonora. A Megera Domada (Prêmio FUNARTE Myriam Muniz de Teatro 2008) foi indicado aos Prêmios Açorianos 2008 de Melhor Espetáculo, Direção, Produção, Ator e Atriz, recebendo os prêmios de Melhor Ator e Melhor Atriz, categorias nas quais também recebeu o Prêmio Braskem.

A Cia Rústica realizou os seguintes projetos de circulação e festivais com estes espetáculos: Projeto A Cidade é um Palco, com apresentações de A Megera Domada na periferia de Porto Alegre (2009); A Megera Domada – turnê SESC Rio Grande no Palco (2009);  Macbeth, Sonho de uma Noite de Verão e A Megera Domada participaram do Circuito Lâmpada Mágica RGE (2005/2007/2009); Macbeth, Sonho de uma Noite de Verão e A Megera Domada participaram do Festival Internacional Porto Alegre em Cena (2004/2006/2008); Sonho de uma Noite de Verão apresentou-se no Expresso Porto Alegre em Montevideo / Theatro Solis (2007), Braskem – Teatro Cidade do Saber, Camaçari (Bahia) e no Circuito Planalto RS (2008).

Anúncios

Uma resposta para arquivo shakespeare

  1. Pingback: Sonho de uma noite de verão(Cia Rústica,2006) | marina mendo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s