Natalício Cavalo

Pensar a morte, a nossa e a dos mortos que carregamos, é pensar o tempo de uma forma que ele não desaparece. É articular uma teia de memória que define quem somos e abre possibilidades a quem podemos e queremos ser – afinal, somos aquilo que lembramos, e aquilo que esquecemos também. A morte é a experiência do tempo, é nossa memória coletiva e individual, simultaneamente. Morremos e rejuvenescemos sem cessar. Em Natalicio Cavalo, vida, morte e memória se encontram na trama de trajetórias que atravessa a composição dramatúrgica: a do próprio Natalicio, que já está morto, e a dos atores e personagens que buscam reconstituí-la, tecendo fragmentos e imaginando o que não sabem. Uma celebração do tempo e dos espaços que habitamos, e que outros habitaram antes de nós.

Somos o único animal que sabe que vai morrer. Essa consciência está presente em cada momento do cotidiano e alimenta a filosofia. Não há vida sem morte, não há morte sem vida. No entanto, em nossa época a morte foi de certo modo transformada em espetáculo virtual e afastada da vida íntima. Contra o elogio da juventude eterna e a propaganda da vida asséptica, nos aventuramos na temática da morte, compreendida como zona de sombra que define a experiência humana, como espaço de memória que articula passado, presente e futuro.

Natalicio Cavalo, segunda montagem do projeto trilogia festiva lança um olhar festivo à experiência da mortalidade, entendendo que vida e morte são parte de um só movimento. Natalicio vive suas vidas e várias mortes em aventuras poéticas pelos caminhos do sul, um anti-herói que vaga entre a cidade e o pampa durante o século XX, celebrando a vida e encontrando a morte em mais de uma esquina. Transitando entre os anos 40 e o presente, a montagem percorre o universo do pampa gaúcho e também da paisagem urbana e boêmia de Porto Alegre.

www.nataliciocavalo.wordpress.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s